Revista Otimista – Edição Sustentabilidade
Após consolidar nos últimos anos um crescimento contínuo em faturamento e vendas no segmento de embalagens sustentáveis, a Santelisa, uma das sete empresas que integram o Grupo Telles, busca impulsionar ainda mais sua participação no setor com uma série de investimentos em infraestrutura e inovação, incluindo o desenvolvimento e criação de soluções personalizadas (P&D). O objetivo é ampliar ainda mais o alto padrão de qualidade e a oferta de caixas sustentáveis produzidas pela companhia que abastecem as empresas do Ceará, bem como de outros mercados regionais importantes.
Com capacidade de produção de 100 toneladas/dia de bobinas de papel reciclado – a maior do estado –, a Santelisa fornece seus produtos atualmente a mais de 1 mil clientes das regiões Norte e Nordeste.
Para fortalecer sua liderança, a Santelisa inaugurou oficialmente no final de 2024, em Aquiraz (CE), a nova linha de onduladeira e impressora em quatro cores, resultado do aporte de mais de R$ 40 milhões em equipamentos de última geração, não somente em sua linha de embalagem, mas também substituindo equipamentos para garantia de maior qualidade na linha de produção de papel.
Após os investimentos, houve incremento de produção diária de chapas de mais de 20%, passando de 80 para 120 toneladas/dia, além de permitir a diversificação do portfólio para atender à crescente demanda dos mercados.
“A Santelisa mantém a melhoria contínua de seus processos produtivos e a preservação ambiental como prioridades estratégicas. Os resultados positivos dos últimos anos refletem nossa filosofia de valorização dos clientes – especialmente os de porte médio – e de parcerias sólidas que garantem excelência em toda a cadeia produtiva”, ressalta Aline Telles Chaves, presidente do Grupo Telles.
“O contínuo plano de investimentos, que abrange não apenas a produção, mas também a infraestrutura, reforçou a modernização de nosso parque industrial e permitiu que alcançássemos a autossuficiência energética, com 100% de nossa demanda suprida por energia renovável gerada pelo parque solar próprio de 5 MW”, diz.
“Além disso, aprimoramos nossas práticas de ESG, validando nossas iniciativas por meio de certificações reconhecidas – ISO 9001, Selo Verde e FSC® C184646 – e conquistamos a certificação ESG emitida pelo Bureau Veritas, elevando continuamente nossos padrões de gestão”, conclui a executiva.